A Ineficácia e Perigo das Dietas Super Restritivas

Com a necessidade de emagrecimento rápido, muitos buscam por maneiras extremas para chegar a tal objetivo. O que pode trazer um decréscimo na qualidade de vida e até a morte.

Em 2015, uma mulher de 37 anos morreu vítima de uma dieta super restritiva, onde, segundo as matérias que saíram na internet, ela vinha consumindo 400kcal por dia, decisão tomada por conta própria e essa dieta era a base de sucos, era praticamente só isso que ela ingeria. 

Por conta da deficiência de vários nutrientes, ela teve uma queda em sua imunidade, e que por isso adquiriu uma forte infecção, além de uma anemia profunda. E após diversas internações, acabou falecendo.

Dietas super restritivas são ineficazes por serem muito arriscadas, pois são imunossupressoras, visto que o sistema imune necessita de vários nutrientes para produzir anticorpos; também porque leva a redução do metabolismo, que é uma adaptação natural com o intuito de sobrevivência; porque são insustentáveis, a grande maioria das pessoas não consegue se manter em dieta restritiva por muito tempo, e quando volta a dieta normal, acaba descontando tudo e engordando mais; o corpo fica mais ávido a estocar gorduras, caso a pessoa volte a uma dieta normal, pois o set-point do indivíduo ainda não foi ajustado, fazendo com que o corpo "queira" voltar pra o peso anterior.

Além disso é comum o abuso de termogênicos para acelerar a queima de gordura, que sem a avaliação de um nutricionista ou médico pode ser bem perigoso por acelerar a frequência cardíaca e aumentar a pressão arterial; medicamentos anorexígenos (que bloqueiam o apetite) também são amplamente utilizados e que também podem dar um efeito "rebote", fazendo o indivíduo comer com extremo apetite quando parar de usar o medicamento; medicamentos que bloqueiam a absorção de gorduras também são utilizados, bloqueando também a absorção de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K) podendo levar a quadro de deficiência das mesmas. 

O ideal é aquilo que todos sabem, mas não fazem, visitar um nutricionista para que ele formule uma dieta ideal, para que a perda de peso seja gradual e concreta, ou seja, para que o indivíduo não volte a engordar e emagreça com saúde, e para ajudar esse processo, é muito interessante também aliar a prática de exercícios físicos, orientado por um profissional de educação física.

Tags: dieta restritiva, perigo