Benefícios do Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. A introdução do gengibre no Brasil é atribuída às invasões holandesas que ocorreram no século XVII. Hoje em dia o gengibre é cultivado nas regiões sul e sudeste, que apresentam clima e solo adequados.

É um produto bem versátil, podendo ser utilizado na forma de cápsulas, chás e sucos, exercendo seus efeitos igualmente em qualquer uma dessas formas. Os ativos do gengibre são o shagol e o gingerol, ambos exercem mais efeitos quando estão juntos, as propriedades do gengibre foram diminuídas na tentativa de separação desses 2 ativos.

O gengibre tem várias atividades terapêuticas interessantes, a mais comum é seu efeito antiemético, ou numa linguagem mais comum, o efeito antináuseas e enjoos. Essa propriedade se dá devido ao aumento da motilidade gástrica, favorecendo o transporte do conteúdo estomacal para o intestino. A dose eficaz para essa finalidade é de 1g e a associação com a menta pode potencializar os resultados.

Outra atividade muito interessante é a antiinflamatória, que ocorre pela inibição da COX-2, que é uma enzima responsável pela inflamação. Para esse fim a dose ideal deve ser um pouco maior, 2g por dia. A associação com a curcumina (açafrão) pode potencializar os resultados. Patologias como osteoartrite e artrite reumatóide se beneficiam muito dessa propriedade com a diminuição das dores.

Outras propriedades menores mas que não devem ser esquecidas são: a atividade insulinotrópica (aumenta a secreção de insulina, sem aumentar a glicemia), que pode ser muito interessante para diabéticos tipo 2; atividade antioxidante, interessante principalmente para quem faz atividades de longa duração, pela neutralização de radicais livres; efeito termogênico, para quem quer emagrecer; efeito colagogo, estimulando a secreção de bile para facilitar a digestão e efeito antiplaquetário, utilizado para terapia anticoagulante. 

Mulheres grávidas devem ter cautela com o consumo do produto, uma vez que não há estudos que mostrem a segurança do gengibre nesse grupo. No mais é um produto seguro e com resultados bastante interessantes.

Tags: saúde, gengibre, benefícios