Benefícios do uso de bicarbonato de sódio em esportes

O bicarbonato de sódio é reconhecido como uma substância “tamponizante” do ácido lático produzido durante o esforço físico. Esta substância promove uma maior capacidade de resistência ao aparecimento de fadiga pela influência no equilíbrio ácido-base intra e extra celular, mantendo os níveis de pH dentro de valores adequados durante o exercício.


É um suplemento com alto grau de evidência científica, estando no Grupo A do AIS (Australian Institute of Sport), que são aqueles suplementos que têm uma comprovação científica de melhora na performance baseado nos protocolos de uso. Lembrando que existem 4 grupos (A, B, C e D) em que A é o melhor e os demais grupos o grau de evidência e segurança vai diminuindo até o D, que é o pior.


Basicamente quando se faz um exercício de alta intensidade, ocorre grande quantidade de glicólise, que leva à um acúmulo de ácido lático e é associada com o aumento de íons H+, que acaba acidificando o meio (corrente sanguínea), inativando enzimas e causando a fadiga periférica. 


As dosagens de Bicarbonato de sódio mais comuns utilizadas nos estudos estão entre 0,2 g/kg a 0,3 g/kg, mas também há relatos de dosagens mais altas, porém causando sérios distúrbios gastrointestinais, principalmente em se tratando de dosagens agudas. As dosagens de 0,3 g/kg promovem efeitos positivos mais significativos, ou seja maior capacidade de tamponamento do ácido lático sanguíneo. O melhor momento para se tomar é 90 minutos antes do exercício.


Os esportes que se beneficiam mais são aqueles em que os indivíduos utilizem ao máximo a via glicolítica, ou seja, por volta de 2 minutos em alta intensidade, pois é onde ocorreria grande produção de ácido lático e a necessidade do sistema tampão com o bicarbonato. Embora a suplementação de bicarbonato seja mais indicada para exercícios intermitentes, existem alguns estudos que relatam os seus efeitos em exercícios de resistência.

Tags: benefícios, bicarbonato de sódio, esportes