Benefícios dos Aminoácidos na Atividade física

Os aminoácidos são moléculas que quando se juntam dão origem a peptídeos e proteínas. São moléculas que apresentam uma composição química específica e constante. Nelas existe um átomo de carbono que se encontra ligados a quatro componentes: o grupo amina (NH3), o grupo carboxila (COOH), o hidrogênio e uma cadeia lateral variável que dá lugar aos mais variados aminoácidos existentes.

Na atividade física, os aminoácidos isolados têm grande aplicação, apesar de muitos dizerem que apenas o consumo de proteínas já é suficiente, hoje em dia já sabemos que não é bem assim, os aminoácidos podem gerar um efeito ergogênico nos mais diversos tipos de atividade física. Podemos mesmo chamar alguns aminoácidos de fármaco-nutrientes, como a leucina, uma vez que ela pode exercer efeito "farmacológico" sobre a indução do anabolismo, o triptofano fazendo um efeito interessante para melhorar a qualidade do sono ou a glicina com um efeito calmante, antiansiedade. Então, os aminoácidos não apenas compõe as estruturas do corpo como componente das proteínas, mas também exercem efeitos benéficos a saúde. 

Abaixo alguns exemplo de aplicação dos aminoácidos na atividade física:

• Aminoácidos podem "corrigir" proteínas, deixando-as mais completas, como por exemplo a proteína isolada da soja, que pode ter seu efeito anabólico ampliado se consumida junto com BCAAs.
• A glicina pode aumentar o anabolismo por apresentar um poder insulinotrópico (de estimular a secreção de insulina).
• Colágeno hidrolisado pode beneficiar as articulações de atletas, por ser fonte de aminoácidos que compõe o tecido conjuntivo do indivíduo.
• Arginina pode aumentar a secreção de GH (hormônio do crescimento), é mais interessante usá-la em repouso, pois o exercício, isoladamente, aumenta essa secreção mais ainda.
• Citrulina e Arginina exercem efeito vasodilatador, beneficiando os atletas em vários sentidos, aumento a perfusão muscular, o organismo consegue oxidar mais lactato, fazendo com que o atleta demora mais a entrar em fadiga.
• Citrulina-Malato estimula a função mitocondrial (mecanismo de geração de energia aeróbica) pelo fato de malato ser um intermediário no ciclo de krebs.
• N-Acetil-Cisteína exerce forte poder antioxidante, prolongando o tempo de vida útil de atletas aeróbicos. 

O estudo dos aminoácidos é bastante extenso e com certeza novidades vão aparecer por ai, além dos exemplos citados acima, temos muita coisa já na literatura, um profissional capacitado vai saber a aplicação correta dessas substâncias na sua suplementação.

 

Tags: aminoácidos, Colágeno, Arginina, Citrulina, NAC