Benefícios dos Probióticos

Probióticos são microorganismos vivos que podem conferir um benefício à saúde do hospedeiro.

Atualmente é muito comum as pessoas apresentarem disbiose, que consiste em um desequilíbrio da flora intestinal, isso se dá principalmente pelos hábitos alimentares inadequados. Através de um recordatório alimentar de 24h (o que a pessoa comeu nas últimas 24h) já é possível desconfiar de uma disbiose. Então se a pessoa come muitos alimentos industrializados e de alta carga glicêmica, já é forte candidata a ter disbiose. O uso de antibióticos, a presença de parasitas intestinais e até estresse, podem também causar a disbiose.

Apesar dos Probióticos estarem presentes em alguns alimentos como queijo, coalhada, iogurte, entre outros, eles não estão em quantidade suficiente para obter benefícios mais significativos, sendo muito interessante fazer uma formulação manipulada. Essa é uma complementação que realmente gera um resultado positivo, onde os pacientes notam uma melhora grande em seus sintomas em alguns dias após o tratamento.

Com o uso dos probióticos nós fazemos a alcalinização do duodeno e acidificação do cólon e com isso temos os seguintes benefícios: melhora na digestão de alimentos e absorção de nutrientes, melhora na função imune, síntese de neurotransmissores, redução de processo alérgico, diminuição do H pylori, diminuição da incidência de cáries, diminuição dos cálculos renais, diminuição das infecções do trato urogenital, melhora do intestino irritável, diminuição do estado inflamatório geral do paciente, melhora da capacidade "detox" do intestino, aumento da síntese de vitaminas do complexo B e da conversão de flavonóides em suas formas bioativas, auxilia no tratamento da obesidade e melhora o controle da compulsão alimentar.

A quantidade de cepas utilizadas e o número de UFC (unidades formadoras de colônias) depende muito de cada caso, mas de uma forma geral, é importante começar com uma quantidade maior de UFC (cerca de 5 bilhões no total) e posteriormente ir reduzindo com o consequente equilíbrio da flora intestinal do paciente. Ir mudando as cepas também é algo a se considerar, visto que cada cepa desenvolve uma atividade específica.

O uso de probióticos pode inicialmente causar gases, e um bom horário para tomar a cápsula, seria a noite, antes de dormir, para assim evitar um possível desconforto durante o dia, se ainda sim ocorrer o aparecimento dos gases, o uso de chá de gengibre poderia ajudar a reduzir os episódios. Também é uma suplementação útil para crianças, apenas deve-se utilizar uma quantidade de UFC inferior.
 
 
 
 
 
 

Tags: benefícios, probióticos