Carboidratos e Proteínas para Ciclistas

Hoje em dia se afirma que o desempenho do atleta está diretamente ligado à recuperação pós-corrida, portanto é de extrema importância saber como conduzir a alimentação do ciclista no evento do qual ele participou ou mesmo em sua rotina de treinamento.

Pensando nisso foi feito um estudo que foi publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, em que os ciclistas, que foram divididos em 2 grupos, corriam o mais distante que podiam por 1 hora e logo após o grupo "C" recebia 1.2g de maltodextrina por kg de peso corporal e o grupo "C+P" que recebia a mesma quantidade em calorias do grupo "C" mas com 33% de Maltodextrina, 33% de Glicose e 33% de Whey Hidrolisada, as bebidas foram oferecidas em 10, 60 e 120 minutos após a corrida. Quatro horas depois os ciclistas receberam uma refeição e 2 horas depois eles correram por mais 1 hora o mais distante que podiam.

Como resultado o grupo "C+P" conseguiu pedalar uma distância maior que o grupo "C", os 2 grupos tiveram uma performance menor que na primeira corrida, porém esse decréscimo foi significantemente menor grupo "C+P".
Além disso os pesquisadores avaliaram a respiração dos ciclistas, que resultou que o grupo "C+P" queimou mais gorduras que o grupo "C", porém a quantidade de carboidratos queimados foi semelhante em ambos os grupos.

Chegando a conclusão que usar proteína mais carboidrato na recuperação de ciclistas é melhor do que usar apenas carboidratos. Nesse caso foram utilizados suplementos, porém o uso de alimentos pode gerar resultados parecidos, fontes de proteína líquidas como leite desnatado ou soja são bons exemplos.

BERARD J. M., NOREEN E. E., LEMON P. W., Recovery from a cycling time trial is enhanced with carbohydrate-protein supplementation vs. isoenergetic carbohydrate supplementation, Journal of the International Society of Sports Nutrition 2008, 5:24

Tags: carboidratos, proteínas, ciclistas