Chá Verde e Estresse

O chá verde é oriundo da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, estima-se que a bebida corresponde entre 80 e 90% da produção de chá na China, terra natal dessa planta, que hoje é cultivada em todo o mundo.

O stress está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, este, aumenta a expressão do hormônio cortisol, responsável este por vários efeitos indesejáveis em nosso corpo, como o catabolismo muscular e aumento da pressão arterial.

Então, pesquisadores alemães da University Medical School Schleswig-Holstein expuseram células do fígado ao extrato de chá verde e forneceram Cortisona para os indivíduos e em seguida mediram a quantidade de Cortisol produzido. 

Os resultados mostraram que o chá verde possui uma atividade inibidora de produção de Cortisol, pois o grupo que recebeu o chá verde produziu consideravelmente menos cortisol do que o grupo que não recebeu (controle). As substâncias responsáveis por tal efeito são a epigalocatequina galato [EGCG] e galocatequina [GC], nos testes os pesquisadores descobriram que o EGCG ocupa a vaga na enzima que seria destinada a Cortisona, como resultado a conversão de Cortisona pra Cortisol diminui.

Dessa forma podemos compreender um pouco o porque que o chá verde é consumido desde muitos anos com diversos benefícios a saúde, esses compostos encontrados no chá verde podem ser úteis para o tratamento de diversas doenças, tais como a síndrome metabólica e demais doenças crônicas associadas.

HINTZPETER J, et al., Green tea and one of its constituents, Epigallocatechine-3-gallate, are potent inhibitors of human 11β-hydroxysteroid dehydrogenase type 1, PLoS One. 2014 Jan 3;9(1)
 

Tags: chá verde, estresse, stress