como a nutrição pode ajudar na tpm

TPM ou Síndrome pré-menstrual é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas psíquicos e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual.

A TPM pode ser considerada uma doença quando passa a causar maiores impactos como fortes dores (cólica acentuada), distúrbios psicológicos e queda na qualidade de vida em geral, o normal seria que ela causasse apenas cólica (leve). Muitas vezes os sintomas são tratados com medicamentos, pois algumas vezes são realmente necessários, mas será que no seu caso alguns ajustes na dieta e suplementação já não resolveriam?

Mastalgia (dor nas mamas) poderia ser atenuada com óleo de borragem ou prímula, fontes de GLA (ácido gama linolênico); as cólicas poderiam melhorar com magnésio (amendoins, castanhas, amêndoas, semente de abóbora); inchaço nas pernas melhoraria com diuréticos naturais (chá verde, chá de hibisco), correta ingestão de água, redução no consumo de sal e de carboidratos simples; o exercício físico também pode diminuir os efeitos da TPM pela liberação de endorfinas (sensação de prazer).

Vitamina B6 em doses altas (100mg ou mais), Vitamina D, Cálcio e 5HTP também mostram resultado positivo contra os sintomas da TPM, a chave do problema aqui é utilizar a substância certa de acordo com os sintomas, ou seja, não basta saber que tal produto é bom pra TPM em geral, pois ele pode não ter relação nenhuma com o sintoma apresentado por um determinado indivíduo.
 
 
 
 
 
 

Tags: alimentação, suplementação, tpm