como a nutrição pode melhorar as varizes

Essas dicas vão para as pessoas que sofrem com varizes, que na maioria são mulheres. A boa é que a dieta pode ajudar e muito o controle das varizes, melhorando a circulação, a inflamação, dores e mais. 

Como em outras doenças, o controle da inflamação é muito importante, então ter na dieta ômega 3, cúrcuma (açafrão-da-terra), gengibre e outros é muito interessante, seja via alimentos ou suplementos. 

A dieta deve ser rica em polifenóis, principalmente flavonóides como no chá verde por exemplo, temos também extratos vegetais que melhoram a circulação como a castanha da índia, a centella asiática, extrato de folha de uva (vitis vinifera) e o pycnogenol com um ótimo efeito antioxidante.

Vitaminas e minerais também têm boa contribuição, destaco o silício e a vitamina C. Controlar o estrogênio também é importante, visto que esse hormônio em excesso predispõe o aparecimento das varizes, portanto modular a atividade da enzima aromatase é também uma abordagem interessante.

Para um acompanhamento mais próximo e para avaliar a necessidade de suplementação, converse com seu nutricionista para fazer uma abordagem voltada a melhora de suas varizes. Lembrando sempre que a atividade física contribui positivamente também, a indicação do tipo de atividade deve ser conversada com o profissional de educação física.

Tags: alimentação, suplementação, varizes