como exercícios podem influenciar os exames de sangue

Quando for analisarmos alguns exames, diversos fatores devem ser levados em consideração, principalmente a prática de exercícios físicos do indivíduo. Já ouvi diversas precipitações sobre o assunto, no qual houve apontamentos errôneos sem antes investigar a rotina do sujeito. Como por exemplo sobrecarga renal pelo excesso de creatinina, ureia é ácido úrico.

No caso é apenas a lesão miofibrilar e a sobrecarga metabólica causada pelo exercício que altera diversos marcadores enzimáticos nos exames. O ácido úrico por exemplo, é devido a degradação alta de purinas e uma grande utilização de energia, ambas causada pelo exercício físico. Proteínas plasmáticas encontram-se aumentadas também, como a própria albumina, isso ocorre devido ao aumento de ácidos graxos e a necessidade de reparar a lesão tecidual e outros aspectos metabólicos alterados pela prática da atividade física.

TGO alto não significa necessariamente lesão hepática, mas sim um extenuante exercício. Marcadores inflamatórios como a proteína C Reativa podem estar aumentados imediatamente após o exercício, mas o efeito crônico promove resultados anti inflamatório.


Não estou dizendo que o exercício físico causa alterações negativa, muito pelo contrário, cronicamente seus efeitos são extremamente positivo! Só tenha sempre mais cautela na hora de analisar o exame, assim acaba cometendo o equívoco de tratar o papel e não o paciente. A análise e história clínica é extremamente importante antes de bater o martelo sobre o diagnóstico, caso ainda tenha dúvidas, mande a um especialista.

Por: Michel Alexandre

Tags: exames, esportes, exercícios