Como Tratar a celulite

O que se conhece como celulite, do ponto de vista científico, é denominada por Lipodistrofia Ginóide. Trata-se de uma alteração que ocorre no tecido gorduroso, e se chama ginóide porque é frequente entre mulheres, na região das coxas e quadril, apesar de ser muito comum também em crianças obesas, na região abdominal. Consiste na aparência de aspecto ondulado da pele, que pode, dependendo do grau, apresentar depressões (aparência de casca de laranja).

A alta ingestão calórica é um dos principais motivos para o aparecimento das celulites, portanto quando há hiperalimentação e um perfil hormonal alto em estronas (hormônio estrogênico), temos um ambiente muito propício ao aparecimento das celulites.

A celulite advém de um processo inflamatório (daí o sufixo ite), onde essa inflamação local gera a fibrose/esclerose das trabéculas, que gera a celulite. Ela também tem ligação direta com o excesso de gordura subcutânea (que fica embaixo da pele).

O seu tratamento deve ser feito por múltiplas vias, visto que a celulite aparece devido a várias causas. Então pensando na causa hormonal, poderíamos pensar em inibir a aromatase para evitar o excesso de estronas, isso pode ser feito com: crisina, genisteína, resveratrol, EGCG, lignanas, entre outras substâncias. A ingestão calórica deve ser reduzida e os carboidratos, em especial, devem ser limitados para não sobrar energia para a produção de mais gordura subcutânea. Os anti-inflamatórios são essenciais no tratamento, então usar ômega 3, quercetina, resveratrol e flavonol do cacau seria interessante.

E como não poderia faltar, mais uma vez indico fazer atividade física, nesse caso seria mais recomendado o exercício físico resistido (musculação por exemplo), procure um profissional competente para lhe orientar. O tratamento requer um pouco de paciência, não se iluda com tratamentos estéticos que prometem resultados rápidos. Pelo menos 3 meses são necessários para começar a ver um resultado diferenciado.

Tags: celulite, tratamento