dieta cetogênica

Para quem não sabe, a dieta cetogênica é uma estratégia alimentar onde a fonte energética é principalmente proveniente de gorduras, enquanto os carboidratos são ingeridos em quantidades mínimas (menos de 100g). As proteínas devem ser consumidas em quantidades moderadas. Esse balanço leva a uma alteração de como as células obtém energia no organismo. A escassez no fornecimento de carboidratos, força o fígado a quebrar a gordura proveniente da alimentação e do tecido adiposo em ácidos graxos e corpos cetônicos para obtenção de energia, aumentando os níveis destes últimos no sangue, daí o nome dieta cetogênica.

Primeiramente quero deixar claro que esse texto não é uma crítica às pessoas que fazem dieta cetogênica, pelo contrário, pessoas que seguem essa dieta como estilo de vida geralmente são pessoas bem disciplinadas. Mas o objetivo aqui é trazer alguns pontos positivos e negativos sobre essa dieta.

Um mito comum, de alguns seguidores dessa dieta é achar que o carboidrato engorda, então, carboidrato não vai fazer você engordar, se o balanço calórico da dieta estiver controlado. O que é fato é que as dietas ceto/low carb permitem um maior controle da insulina no corpo, e isso é importante principalmente para obesos ou pré diabéticos, pois uma boa sensibilidade a insulina vai melhorar o quadro clínico nesses pacientes (inflamação e demais comorbidades).

Normalmente as dietas ceto geram resultados rápidos a curto prazo, mas a longo prazo tendem a produzir resultados semelhantes às dietas com restrição calórica tradicionais. O que devemos fazer é ver o que realmente dá certo com a gente naquele determinado momento, algumas pessoas se adaptam bem a ceto, outras não, porém existem "n" possibilidades para se conseguir um bom resultado em um plano alimentar para emagrecimento, um bom nutricionista vai te guiar pelo caminho correto, seja lá qual for.
 
 
nutricionista recife unimed amil hapvida credenciado esportivo boa bradesco sulamérica low carb boa viagem vagas Lista de Nutricionistas que atendam piedade

Tags: carboidratos, dieta restritiva, cetogênica