Efeito Anabólico da Betaína

A betaína é um composto metabólico derivado do aminoácido glicina (o mais comum), que têm função importante tanto no metabolismo da planta como do animal. Foi isolado pela primeira vez a partir da beterraba, a betaína também é encontrada em boas concentrações nos frutos do mar e no espinafre.

Já vem sendo mostrado em alguns estudos, um resultado interessante do uso da betaína, como um estudo realizado em fisiculturistas onde eles receberam 2,5g de betaína diariamente por 6 semanas e tiveram perda de gordura e ganho de massa magra considerável. (CHOLEWA JM et al., 2013)

Nesse seguinte estudo, os pesquisadores utilizaram estudantes que já vinham fazendo exercícios de força a pelo menos 4 anos. Durante duas semanas os alunos receberam duas doses de 1,25 g betaína diariamente, eles recolheram amostras de sangue e de tecido muscular antes e depois do treino de força.

Os estudantes que consumiram Betaína tiveram um aumento da resposta anabólica ao treino, em seguida os pesquisadores repetiram o procedimento, mas oferecendo placebo aos estudantes e o resultado foi um nível superior de cortisol no sangue. A betaína resultou em concentrações mais elevadas pós treino de hormônio do crescimento (GH) e IGF-1 também foi observado um aumento da atividade anabolizante das moléculas de sinalização Akt e p70-S6K.

Os resultados sugerem que a suplementação com betaína melhora o controle endócrino anabolizante contra vias catabólicas para melhorar a sinalização de síntese de proteínas musculares, no contexto da resposta ao exercício de força de alta intensidade. Estudos futuros vão verificar se a betaína causa benefícios em outros tipos de exercício, com outros tipos de indivíduos e se podem propiciar algum efeito ergogênico.

Para obter esses efeitos, a betaína deve ser suplementada, pois seria muito complicado chegar nas concentrações usadas nesse estudo apenas com a alimentação, a betaína não mostrou efeitos colaterais mesmo em doses mais elevadas (9-15g por dia).

APICELLA JM et al., Betaine supplementation enhances anabolic endocrine and Akt signaling in response to acute bouts of exercise. Eur J Appl Physiol. 2013 Mar;113(3):793-802.

 

Tags: betaina, anabólico