Efeito Anticatabólico da L-Carnitina

A carnitina é um nutriente sintetizado a partir de um aminoácido essencial, a lisina, estando presente em todas as mitocôndrias do corpo. Desempenha um papel importante no metabolismo da gordura, transportando os ácidos graxos de cadeia longa, para a mitocôndria (fonte energética das células), contribuindo assim para a queima da gordura.

A carnitina é o produto final de uma cascata de reações que dependem de vários nutrientes que devem ser consumidos através da dieta (essenciais), tais como: ferro, vitamina C, B3, B6, B12, ácido fólico e a lisina, ou seja, a falta de algum desses nutrientes, vai acarretar queda na produção da L-Carnitina e o resultado disso é uma diminuição no transporte e na queima de gordura.

Em condições de jejum prolongado, doença grave e outras formas de estresse físico, o corpo começa a sacrificar tecido muscular. O sistema ubiquitina-proteassoma é ativado em células musculares e isso quebra as proteínas musculares. As proteínas catabólicas que desempenham um papel importante neste processo de quebra são MuRF1 e atrogina-1.

Em 2011 e 2012 foram lançados alguns estudos que mostraram que a L-Carnitina seria capaz de reduzir o funcionamento desse sistema catabólico ubiquitina-proteassoma, protegendo a massa muscular da quebra. Em 2013 os mesmos pesquisadores resolveram lançar mais um estudo para tentar entender como isso acontece, o estudo foi feito com ratos e a dose equivalente em humanos utilizada seria de 1-3g por dia.

Durante as 4 semanas de estudo o grupo que consumiu L-Carnitina construiu um pouco mais de massa muscular e a quantidade de gordura foi menor.

Esse efeito pode ser justificado pelo aumento que a Carnitina causa no IGF-1 e a diminuição das proteínas catabólicas MuRF1 e atrogina-1 e consequentemente a menor quebra de proteínas via sistema ubiquitina-proteassoma. Também nas células musculares a L-Carnitina aumentou a atividade de moléculas de sinalização anabólica tais como Akt e mTOR.

Então a L-Carnitina pode ser uma boa opção pra evitar o catabolismo seja ele por causas clínicas como doenças graves, acidentes, queimaduras, ou por desnutrição (balanço energético e/ou nitrogenado negativo) ou pela restrição dietética proposital que atletas fazem a fim de atingir algum objetivo como diminuição de peso e/ou percentual de gordura.

A sugestão para manter níveis adequados de L-Carnitina é garantir o consumo dos nutrientes que são essenciais para sua formação, que já foram citados acima, caso o nutricionista julgue necessário, ele poderá suplementar a L-Carnitina.

KELLER J. et al., Supplementation of carnitine leads to an activation of the IGF-1/PI3K/Akt signalling pathway and down regulates the E3 ligase MuRF1 in skeletal muscle of rats. Nutr Metab (Lond). 2013 Mar 15;10(1):28

Tags: massa muscular, gordura, l-carnitina, anticatabólico