Geração de Energia e Mitocôndrias

A mitocôndria é uma organela que está dentro das nossas células e é responsável pela respiração celular, gerando energia na forma NADH, FADH2, GTP e ATP, produção de creatina fosfato, entre outras reações importantes. 

O cansaço e a falta de energia muitas vezes são ligados a alguns fatores como fadiga adrenal, fadiga lática, entre outros... Poucos lembram da mitocôndria nessa hora. Se você usa termogênicos ou passa muito tempo fazendo exercícios de endurance (resistência), você é um sério candidato a estar promovendo a morte de suas mitocôndrias (se faltar nutrientes), uma vez que você vai gerar muitos radicais livres e sua capacidade antioxidante endógena (natural) não vai conseguir suprir a demanda de estresse oxidativo, sendo interessante usar vitaminas antioxidantes tais como vitamina C e E e polifenóis como EGCG do chá verde e flavonol do cacau.

Outro caminho importante é suplementar coenzimas mitocondriais, que são justamente alguns nutrientes que fazem parte das reações que acontecem na mitocôndria, tais como coenzima q10, magnésio, vitaminas do complexo B, l-carnitina e d-ribose que também aumentaria a produção de ATP (energia). Além de sentir mais vigor, você melhora sua saúde, diminuindo o ácido úrico (fator de risco para doenças cardiovasculares) e aumenta a performance cardíaca.

Não suplemente nada por conta própria, um nutricionista é um profissional apto a identificar a necessidade de uso dessas substâncias, o uso desnecessário de antioxidantes pode diminuir seus resultados e o uso de coenzimas mitocondriais pode não levar a melhora alguma de desempenho se você não tiver deficiência delas, sendo apenas um gasto de dinheiro desnecessário.

 

Tags: energia, mitocôndrias