HMB, Hormônio do Crescimento (GH) e IGF-1 no Ganho de Massa Muscular

HMB (beta-hidroxi-beta-metilbutirato) é um metabólito da leucina, que foi estudado pelo médico Steve Nissen nos anos 90, e ele descobriu que 2g diários ajudaram fisiculturistas a ganhar mais massa magra em 3 semanas, a partir daí os estudos do HMB se expandiram e hoje temos vários artigos com seu uso.

O estudo que vamos ver hoje foi feito com 20 estudantes do sexo masculino que já faziam treinamento de força por 2 anos, esses estudantes foram colocados pra fazer agachamento, levantamento terra e afundo.

Metade dos homens recebeu 1g de HMB 30 minutos antes do treino e a outra metade recebeu placebo e foram recolhidas amostras de sangue antes de começarem o treino e 30 minutos após o fim do treino, para analisar a quantidade de hormônios anabólicos tais como testosterona, insulina, GH e IGF-1.

Como resultado, tiveram que o HMB não apresentou diferença entre os níveis de testosterona e insulina, mas mostrou efeito aumentando os níveis de GH e IGF-1 de maneira significativa.

O GH e IGF-1 são hormônios anabólicos para os músculos e catabólicos para a gordura, fazendo com que os indivíduos melhorem sua composição corporal, ganhando massa magra e perdendo gordura. 

TOWNSEND J. R., Effects of β-Hydroxy-β-methylbutyrate Free Acid Ingestion and Resistance Exercise on the Acute Endocrine Response, International Journal of Endocrinology. 2015

Tags: massa muscular, HMB, GH, IGF-1