Informações importantes sobre creatina

É uma substância composta por 3 aminoácidos: Arginina, Glicina e Metionina. É produzida em nosso corpo em concentrações "fisiológicas", mas pode ser suplementada com segurança para gerar benefícios de ganho de força e consequentemente de ganho de massa muscular. 

Algumas dicas: 

• Use creatina monohidratada mesmo, não tem necessidade de usar creatina HCl, etil ester ou qualquer outra variação, existem muitos estudos com a forma monohidratada, ela é mais barata e extremamente eficiente, cuide apenas de comprar um produto de uma marca responsável. 
• Creatina é instável em água, portanto coloque em água ou na bebida que preferir e beba imediatamente. Se você demorar muito, vai estar bebendo creatinina, que é a substância resultante de sua instabilidade, que não traz benefício algum.
• Um momento bom para usar a creatina é em conjunto com uma refeição rica em carboidratos, pois estes vão fornecer energia para fosfatar a creatina, para assim ela ir para a forma de creatina-fostato, que é a sua forma funcional.

• Sua suplementação é interessante para exercícios intensos, de explosão e curta duração. Caso contrário ela pode até prejudicar o rendimento, pois o conteúdo de creatina faz com que aumente o volume de água dentro dos músculos, tornando-os mais pesados, o que é negativo ao indivíduo por conta dessa peso extra.
• O ganho de força pelo uso da creatina não é imediato, é necessário cerca de 5 a 7 dias para ter um aumento significativo, pois a creatina precisa saturar nos músculos, ou seja, precisa atingir níveis suprafisiológicos. Então se você visa melhorar sua força pra uma certa competição, comece a suplementar uma semana antes pelo menos.

• Creatina não gera problemas renais, isso é um mito. Estudos atuais bem feitos mostram segurança com seu uso, inclusive a longo prazo.
• Não há consenso sobre o tempo de uso da creatina, então cada profissional usa o protocolo que achar mais interessante, seja ele contínuo ou em ciclos.
• Creatina mostrou um efeito antioxidante, reduzindo o estresse oxidativo e diminuindo a resistência a insulina.
• Por último, a creatina pode melhorar seu poder cognitivo, por aumentar o conteúdo de creatina-fostato no tecido nervoso.

Tags: massa muscular, benefícios, creatina