Melhores Alimentos para Ganhar Massa Muscular

Essa relação de alimentos é, com certeza, muito procurada na internet e na verdade existem várias delas, com 10, 12, 20 alimentos, onde os "tops" são as proteínas animais e carboidratos complexos.

O que acontece é que as pessoas querem sempre o melhor, e elas acabam se limitando a usar a "melhor" proteína na dieta que geralmente é o peito de frango (ou ovo) e o "melhor" carboidrato, que é a batata doce, segundo essas listas. O que vejo são dietas extremamente limitadas nutricionalmente e pessoas sem prazer nenhum de se alimentar pois já estão enjoadas desses alimentos que repetem 2, 3 ou mais vezes no dia.

O mesmo acontece com os suplementos, o indivíduo compra aquela proteína mais cara, a hidrolisada isolada etc, e deposita nela toda a responsabilidade de fazê-lo ganhar massa muscular, sendo que o resto continua todo errado (dieta, treino, descanso). A Whey que você só consome não pode ter 1g de carboidrato, mas no café da manhã sempre tem aquele Toddy cheio de açúcar.

Temos que pensar que nenhum alimento vai fazer milagre de forma isolada e variar ao máximo nossa dieta utilizando várias fontes de proteína de qualidade (frango, carne vermelha, ovos, peixe, leite e derivados), carboidratos de qualidade (batata doce, macaxeira, inhame, arroz, pão integral, etc) e também incluir as fontes de gordura boa (castanhas, amendoim, abacate, azeite de oliva, óleo de coco). Nosso corpo precisa de variedade para suprir necessidade que muitas vezes estão em vitaminas, minerais e oligoelementos. 

Tudo em excesso pode fazer mal, portanto varie. Nosso organismo gosta de variedade, é algo natural e que dá certo. Não existe fórmula mágica, o que existe é consistência de todo dia estar fazendo tudo certo, ou seja, comendo certo, treinando certo, descansando certo e o físico de qualidade será construído ao longo do tempo. Paciência é o segredo.

Tags: massa muscular, melhores alimentos