Menor percentual de gordura com consumo de magnésio adequado

O magnésio é um mineral essencial utilizado, principalmente, na síntese de proteínas e no transporte de energia, facilitando a transmissão dos impulsos nervosos e regularizando as contrações musculares. Os alimentos ricos em magnésio são principalmente sementes, como as sementes de abóbora ou as sementes de girassol, frutas secas como amêndoa e vegetais, como a acelga.

Pesquisadores chineses estudaram 210 indivíduos idosos com diabetes tipo 2 em estado inicial e fizeram questionários alimentares, exames de sangue e obtiveram suas medidas corporais.

Inspirados por meta-análises que mostraram que pessoas que consomem grandes quantidades de magnésio são menos propensas a desenvolver diabetes tipo 2 do que as pessoas com pequena ingestão e que a suplementação de magnésio melhora a sensibilidade a insulina. Decidiram produzir esse estudo no qual relaciona a ingestão de magnésio com parâmetros corporais e bioquímicos.

É estimado que os adultos precisem de 5 mg de magnésio por kg de peso corporal por dia. E isso é algo que deve ser levado em consideração, pois estamos cada vez mais comendo alimentos instantâneos e grãos refinados e cada vez menos cereais integrais, feijões, espinafre e nozes. E foi justamente esse o caso do estudo, pois quase 90% da pessoas têm pouco magnésio no sangue e quase 40% têm pouquíssimo.

As pessoas que consumiam boa quantidade de magnésio tinham 7cm a menos de circunferência da cintura e um percentual de gordura de 24,5% enquanto as pessoas que consumiam baixa quantidade desse mineral tinham 7cm a mais de circunferência da cintura e um percentual de gordura médio de 33,3%. Indicando claramente que o magnésio tem relação direta com um menor percentual de gordura e circunferência da cintura.

Além disso, outros benefícios foram observados nas pessoas com alta ingestão de magnésio, tais como maior nível de HDL (colesterol bom) e menos sintomas de depressão.

A medida a ser tomada é aumentar a ingestão de magnésio através da dieta, mas na falta de alimentos fontes, que depende muitas vezes da região e das condições dos indivíduos, a suplementação de magnésio deve ser indicada, para melhora do controle metabólico, medidas corporais, depressão e desempenho físico.

Podemos pensar então, que a falta de magnésio pode ser o fator que está prejudicando seu emagrecimento, muitas vezes prestamos muita atenção em calorias e macro nutrientes (proteínas, carbos, gorduras) e esquecemos dos micros nutrientes (vitaminas e minerais), estes que na maioria das vezes que estão inadequados.

HUANG J.H. et al., Correlation of magnesium intake with metabolic parameters, depression and physical activity in elderly type 2 diabetes patients: a cross-sectional study, Nutr J. 2012 Jun 13.

Tags: emagrecimento, magnésio, gordura