Mitos da Nutrição

-Dieta detox não te ajuda a limpar nada, até porque existe um fígado, e ele cumpre com essa função excelentemente, na literatura não há nada que corrobore isso e fazer esse tipo de coisa não te dará vantagem. 

-Consumir proteína após o treino não te dá superioridade nos seus ganhos finais, a hipertrofia é um processo crônico e depende de um contexto (treino, dieta, descanso, genética, perfil hormonal, etc.). Avaliar síntese protéica em período agudo não significa hipertrofia, mTOR não é único fator que influencia na síntese protéica, ainda há uma complexidade enorme que ainda não foi descoberta por completo e depende de um contexto. Então, tomar BCAA não te dará mais músculos.

-Treinar em jejum não fará você catabolizar, novamente, depende do contexto, principalmente dietético, então, treinar em jejum não fará você perder massa muscular, fazer um treino ridículo e comer errado sim!

-Ingerir bebida alcoólica não fará também você perder massa muscular, a não ser que você seja um alcoólatra, uma dica é consumir alimentos protéicos junto ao consumo de álcool, contudo, incrementará nas calorias diárias e possivelmente você irá engordar se o consumo for constante. 

-Dieta do hCG é igual chover no molhado, não é a injeção do hCG que fará você emagrecer, mas sim as 500 kcal que ingere da dieta, até tomando benzetacil, você emagrece com 500 kcal.

-Leite não engrossa a pele, quando a lactose é digerida pela enzima lactase, é gerado desse produto a glicose e a galactose, no qual a segunda será convertida no fígado em glicose, ou seja, tudo vai virar glicose do mesmo jeito. O que pode ocorrer é que pessoas com certo grau de intolerância a lactose podem experimentar formação de gases e estufamento abdominal. 

-Feijão não engorda, e pode ser incluído na dieta de qualquer atleta, não há problema algum e é uma fonte muito boa de ferro, o que pode ocorrer é a formação de gases devido aos oligossacarídeos, mas isso pode ser facilmente driblado quando feito o remolho ou quando deixado de molho em média de 12 horas.

-Fruta não engorda e frutose não é vilã, aliás, frutas em sua grande maioria possuem pequenas quantidades de frutose. Então, pode e deve ser consumidas sem medo, porém, assim como tudo, moderação. 

-Adoçantes com moderação, até o presente momento não demonstrou malefícios que possam influenciar negativamente o tratamento de pessoas que querem emagrecer e largar o açúcar, vejo sua eficácia, pois consegue melhorar a palatabilidade do alimento e não tem adicional calórico significativo, uma boa estratégia que pode ser bem aplicada.

-Glúten, se você não tem nenhuma alergia ou desconforto com ele, pode ser consumido tranquilamente. Ele não mata, não faz mal, porém, em doenças inflamatórias intestinais (DII) e autoimunes, é experimentado a melhora com a retirada dele, e na DII e recomendado também a retirada da lactose. 

-Ficar sem comer antes do treino, não fará seu rendimento cair, a não ser que faça uma atividade de mais de 90 minutos, fora isso, a refeição pré treino não será diferencial em seu rendimento e também no seu resultado estético. Ou seja, comer antes ou não, não fará você ganhar mais ou menos massa muscular ou perder mais ou menos gordura. A aplicação do contexto de forma crônica é o mais importante para os seus resultados.

Por: Michel Alexandre

Tags: