Nutella e Câncer - Vamos entender melhor

Cada vez que um jornalista escreve sobre medicina, expressando uma opinião própria, um pesquisador da área "sofre um infarto". Não é possível! Escrever sobre uma área que você simplesmente não entende nada, sempre (SEMPRE) acaba com informação distorcida. Haja vista o caso recente sobre o Prêmio Nobel de Medicina, onde a questão da apoptose virou a notícia que o jejum rejuvenesce, e agora temos que Nutella causa câncer.

Vou explicar o caso da Nutella de forma simples e deixar um link com um texto maior que recém saiu no Examine.com para lerem mais. Então, vamos lá...

Tempos atrás (maio do ano passado) saiu um relatório de 159 páginas de uma agência de alimentos europeia sobre possíveis agentes cancerígenos encontrados no óleo de palma refinado. Esse relatório não continha estudos em humanos. O que fizeram foi encontrar que ratos tem maior chance de câncer consumindo derivados do óleo de palma refinado, sendo que ratos provavelmente já são mais suscetíveis ao câncer de qualquer forma. Depois dividiram a quantidade de Glicerol Ester que causava câncer a eles por 25.000 e estipularam como sendo a ingestão segura em humanos, algo realmente muito arbitrário.

A produção de Nutella consome 1/4 de toda produção de avelã do mundo. Esse Avelã precisa ser prensado e no processo, feito junto com óleo de palma, o óleo libera Glicerol Ester. O Óleo de palma refinado é rico em um Diacilglicerideo, no seu processamento é que sai o Glicerol Éster e além dele,também é produzido 2-MCPD e 3-MCPD, que também podem ser tóxicos.

Só que assim.. o Glicerol Éster é produzido com temperaturas acima de 200°C, e para fazer Nutella não se usa essa temperatura. Isso, inclusive, é um dos motivos do preço dela ser tão alto, pois menor pressão torna o processo mais lento também. Ainda assim, não é só a Nutella que contém precursores de Glicerol Éster. Praticamente qualquer óleo vegetal tem, só que em quantidades muito menores. Assim como também contém aquelas outras 2 moléculas (2-MCPD e 3-MCPD).

Em relação aos produtos feitos com óleo de palma refinado, o maior problema seria ainda o das fórmulas infantis, afinal uma criança que, por desventura de natureza, precisa consumir somente essas fórmulas, está sujeito a consumir mais do que um adulto que come umas colheradas de Nutella as vezes.

Por causa de estudos em ratos e camundongos, um relatório mal interpretado pela mídia e por gente que nunca estudou bioquímica em vida, tivemos essa confusão. Nós não somos ratos. Muita coisa é similar, mas muitas resguardam respostas completamente assimétricas com humanos. Se câncer não fosse uma doença tão complexa, não demandaria uma área inteira da medicina dedicada à ela, assim como milhares de pesquisadores ao redor do mundo.

Bem, acho que tá esclarecido.

Texto do José Henrique Lourensini, adaptado por mim. E para quem quiser ler mais, acessem os links: (goo.gl/6abzzU) e (goo.gl/GKtqbc).).

Tags: nutella, câncer