o que deve ter na refeição pré treino?

Vamos hoje falar um pouco da refeição pré treino, ela que muitas vezes é subvalorizada em relação à refeição pós treino. Todas as refeições têm grande importância, mas saiba que para muitos a refeição pré treino é até mais importante que a pós.
.
E o que deve ter nessa refeição? Bem, isso depende muito de qual o tipo do treino, para qual objetivo, para que tipo de pessoa. Por isso que a nutrição personalizada é tão importante, mas vamos falar de uma maneira geral, mostrando a importância de alguns nutrientes/fatores, sem levar em consideração quantidades e doses:
.
• Proteínas: responsáveis por várias funções muito importantes no treino, desde a produção de enzimas e energia, efeito vasodilatador, efeito anticatabólico, entre outros. As fontes animais podem ser carne/frango/peixes/ovos/laticínios ou fontes vegetais como as leguminosas.
• Carboidratos: obrigatório em exercícios mais intensos, onde é necessário uma fonte de geração rápida de energia. Fontes boas seriam tubérculos, frutas e grãos integrais.
• Gorduras: apesar de conseguir estocar uma maior quantidade de energia por grama, a gordura tem sua “conversão” energética mais lenta que o carboidrato, tendo sua aplicação muito dependente do tipo do exercício e contexto geral da dieta. Boas fontes de gordura são abacate, oleaginosas, azeite de oliva, óleo de coco, etc.
• Tempo: é onde muitos pecam, se o alimento da refeição pré treino não estiver “biodisponivel” em sua corrente sanguínea, você não poderá utilizá-lo no exercício, por isso é interessante respeitar o correto intervalo entre a refeição e o exercício. No geral quanto mais volumosa a refeição, mais tempo de intervalo vai precisar, se a refeição for pequena ou líquida, o intervalo pode ser menor. A refeição pré treino pode até atrapalhar o treino, caso ainda esteja em processo digestivo intenso, desviando o fluxo sanguíneo para o sistema digestivo. (Em vez de estar nos músculos)
• Estimulantes: a cafeína é a melhor opção que temos atualmente por sua disponibilidade e segurança. Se você tomar café, por exemplo, dificilmente terá efeitos colaterais devido ao excesso de cafeína e certamente terá um ânimo adicional para o seu treino.

Tags: refeição, pré treino