O que verdadeiramente significa Detox

Na realidade o nome certo desse processo é destoxificação (em português), mas como nos EUA chamam de detox vindo de Detoxification, então aqui ficou dessa forma mesmo.

A forma com o que o detox é pregado por muitos profissionais é inadequada, ou seja, fazendo sucos verde, restringindo algumas substâncias como glúten, lactose, cafeínas, álcool entre outros, sem a devida avaliação da necessidade disso. 

O verdadeiro detox na minha opinião deve ter um alvo, ou seja, o profissional de saúde deve avaliar o paciente para tentar saber com o que possivelmente ele está intoxicado, nós temos diversas ferramentas para isso como exames, avaliando a sintomatologia do paciente, conhecendo melhor seu hábitos, etc. 

Então, a destoxificação não é uma coisa simples, não basta sair cortando um monte de substâncias. A nossa população é exposta a uma série de compostos tóxicos, que podem prejudicar sua saúde, através da nossa alimentação, da respiração e do contato com a pele. Vou citar alguns casos e as possíveis intervenções dietéticas:

• Pesticidas que geram de moléculas eletrofílicas, que pode causar mutações no DNA e consequentemente câncer. Nesse caso podemos utilizar vegetais crucíferos (couve, repolho, brócolis), usar aminoácidos sulfurados, tudo isso pra melhorar a ação da Glutationa.
• Estresse oxidativo, responsável pelo envelhecimento precoce, pode ser tratado com polifenóis (chá verde, chá mate, cacau), Vitamina antioxidantes (tiamina, riboflavina, niacinamida, vitamina E e C), minerais e oligoelementos.
• Metais tóxicos, nessa categoria, vai depender muito de qual metal, então podemos usar Zinco para intoxicação por Cádmio; Zinco, Cálcio e antioxidantes para intoxicação por chumbo; Selênio para intoxicação por mercúrio; entre outros. No geral usar ácido alfa lipóico, polifenóis e estimular glutationa também vai ajudar bastante.
• Lesão hepática, diversos produtos tóxicos podem vir a causar problemas nesse órgão, para isso podemos usar BCAA, Zinco, Silimarina, Metionina, colina, entre outros.
• Disbiose (desequilíbrio da flora intestinal), usar probióticos, prebióiticos (fibras), zinco, glutamina, entre outros.

No fim das contas, detox é algo que se deve ter muito cuidado, muitas pessoas podem estar fazendo um "intox" em vez do "detox", procure um profissional realmente capacitado e atualizado para que ele possa lhe ajudar e fuja daqueles que passam o mesmo "detox" pra todo mundo.

Tags: Detox, destoxificação