Ômega 3 e Emagrecimento

Acredito que muitos já conhecem os benefícios do Ômega 3 para a saúde, pois trata-se de um ácido graxo essencial (nosso corpo não produz) e que é pobre em nossa dieta (brasileira), por isso a necessidade de suplementá-lo. 

Entre os benefícios a saúde podemos citar: o efeito antiinflamatório, redução do risco cardiovascular, anticâncer (especialmente intestinal), controle do diabetes, melhora na depressão e estresse, melhora no estado pós-cirúrgico e retardo na evolução do Alzheimer.

Porém o efeito que muitos querem ver é o de ganho de massa magra e de emagrecimento e para a surpresa de muitos, o Ômega 3 é benéfico para esses dois objetivos. Hoje vamos ver um estudo envolvendo o emagrecimento.

Pesquisadores do Inserm, na França realizaram um estudo de 2 meses com 30 mulheres com diabetes tipo 2, metade do grupo recebeu 3g de Óleo de Peixe, contendo 1100mg de EPA e 700mg de DHA e a outra metade recebeu placebo.

O grupo que consumiu óleo de peixe perdeu em média 1kg, enquanto o placebo manteve o peso, mas o grupo do óleo de peixe teve uma grande diminuição do percentual de gordura, evidenciando também que ganharam massa magra, a diminuição do índice de gordura foi mais evidente na região do glúteo, onde foi claramente perceptível visualmente.

O resultado obtido pode ter acontecido devido a inibição da maturação do adipócito (célula de gordura) causado pelo DHA presente no Óleo de Peixe, além da redução da inflamação criada pelos adipócitos. Portanto, visando não apenas os benefícios estéticos, mas também os benefícios a saúde, vamos consumir alimentos fontes de ômega 3 e suplementar esse fantástico nutriente.

KABIR M. et al., Treatment for 2 mo with n 3 polyunsaturated fatty acids reduces adiposity and some atherogenic factors but does not improve insulin sensitivity in women with type 2 diabetes: a randomized controlled study. Am J Clin Nutr. 2007 Dec

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