Proteína da Ervilha e Ganho de Massa Muscular

As Ervilhas são leguminosas verdes, pequenas em forma redonda. São alimentos altamente nutritivos, fornecem cerca de 80 calorias por 100 gramas de consumo. As Ervilhas são uma fonte de carboidratos, fibras alimentares e proteínas, além de serem ricas em Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. As Ervilhas também são boas fontes de Minerais como o Zinco, Cálcio, Magnésio, Potássio e Ferro.

Foi feito um estudo para analisar se a proteína da ervilha seria uma boa opção para ajudar o ganho de massa magra em homens que fazem musculação. Os pesquisadores contam com mais de 150 homens com idade entre 18-35 para fazer treinamento de musculação por 12 semanas. Os homens foram para a academia três vezes por semana, onde treinaram os maiores grupos musculares em sua parte superior do corpo, fazendo rosca bíceps, supino e pulldown.

Um grupo recebeu 2 shakes por dia com 25g de proteína da ervilha cada, o segundo grupo recebeu 2 shakes da mesma forma, mas com proteína do soro do leite. O terceiro grupo recebeu placebo. No geral, o valor biológico de proteínas vegetais são inferiores às animais, porém a proteína da ervilha tem praticamente o mesmo teor de BCAA's que a whey protein. 

Os resultados mostraram que o ganho massa muscular nos indivíduos dos grupos que usaram shakes de proteína foram maiores que no placebo, porém entre os grupos a diferença não foi significativa, mostrando praticamente um empate.

A diferença não significativa entre os resultados da proteína da ervilha e whey protein pode se dever ao conteúdo semelhante de aminoácidos das 2 proteínas e também para a cinética da digestão das proteínas.

A proteína do soro do leite tem uma digestão e absorção rápida, aumentando rapidamente os níveis de aminoácidos no sangue, porém esse efeito é transitório, pois os níveis de aminoácidos voltam ao "normal" em 2-3 horas após o consumo. Já a proteína da ervilha teria uma digestão e absorção intermediária, onde o conteúdo de aminoácidos do sangue aumentaria e continuaria alto por mais tempo, dispondo aminoácidos para continuar o processo de hipertrofia. 

A proteína da ervilha passa a ser uma ótima opção para suplementação, visto que ela tem índice de qualidade proteica de 92,8%, onde o máximo seria a whey protein com 100%, enquanto outras proteínas vegetais têm índices entre 55 e 75%.

Tags: massa muscular, ervilha