quais os reais motivos para usar bcaa?

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) são utilizados de forma bem comum no meio fitness como um suplemento alimentar, a questão é que a maioria das pessoas não precisa de fato estar usando esse suplemento, visto que há grande facilidade de obtê-los por meio da dieta, pois as proteínas de alto valor biológico (carnes, ovos e leite e derivados) são riquíssimas em BCAAs.

Porém existem condições específicas onde o uso do BCAA poderia ser interessante (mas isso é para uma minoria mesmo), o primeiro caso é de uma dieta baixa em proteínas, então caso haja recomendação de uso de pequena quantidade de proteínas ou o indivíduo tenha dificuldades em consumir proteínas, o BCAA poderia ser interessante (pois quanto menor oferta de proteínas na dieta, menos BCAAs também). A outra condição seria em relação à dieta vegana, pois as fontes de proteína vegetais são mais pobres nesse em BCAAs em relação as fontes animais, não quer dizer que todos veganos devem usar, mas alguns deles de fato, poderiam se beneficiar.

Atletas de alto rendimento podem usar BCAA de forma inteligente, levando em consideração que o atleta poderia passar muito tempo em atividade física de alta intensidade, o uso de BCAA, poderia ser interessante como forma de fornecer energia, produzir um efeito anticatabólico, manter os níveis de glutamina (preservando a imunidade) pois usar BCAA aumenta Glutamina no sangue. Tudo isso tendo uma digestão bem fácil e rápida, o que seria essencial para utilizar durante as atividades físicas.

Por fim, na área clínica, o BCAA pode ser usado para tratamento de doenças no fígado ou para recuperação de um paciente acamado, que precisa ter um balanço nitrogenado positivo para não perder massa muscular, mas não pode usar muita proteína por uma condição específica de sua doença. Doenças que prejudicam a digestão de proteínas (fibrose cística por exemplo) pode se beneficiar de BCAAs por não necessitar de uma digestão mais complexa como as proteínas, facilitando a manutenção ou ganho de massa muscular e parâmetros bioquímicos como albumina sérica.

Tags: BCAA, benefícios