quais verduras e legumes devo comer?

Uma dúvida que sempre aparece para nós nutricionistas é: “quais verduras devo comer?”. Cada profissional tem sua resposta/explicação/recomendação, para mim isso depende muito. Temos que investigar um pouco alguns pontos do paciente, deficiência de alguma vitamina/mineral, alguma queixa (fadiga constante, cabelos fracos, etc), enfim, é bem complexo por isso que a individualização é necessária. 

De uma forma geral, se não há deficiências ou queixas eu recomendo que varie ao máximo as verduras no cardápio, principalmente observando as cores, visto que a concentração de alguns compostos bioativos se refletem na cor do vegetal (licopeno do tomate = vermelho, betacaroteno da cenoura = laranja e váaarios outros), um composto bioativo é uma substância que confere algum benefício para nosso organismo, portanto devemos sempre consumi-los em boa quantidade e quanto mais variedade de cores, mais bioativos e mais benefícios.

Se você não é um fã dos vegetais, use aqueles que você pelo menos consegue comer com mais facilidade, não adianta tentar comer coisas que você tem grande dificuldade, então selecione aqueles que você ache mais agradáveis e coloque-os sempre no seu prato. O benefício de proteção intestinal que os vegetais proporcionam são de grandíssima validade, os estudos mostram um excelente efeito anticâncer.

Mais importante do que estar suplementando qualquer coisa é garantir uma boa variedade de vegetais na sua alimentação, é mais barato, mais efetivo e para quem gosta, mais agradável.
 
 
 
 
 
 

Tags: verduras, legumes, vegetais, comer