Sincronia dos Nutrientes no Estímulo Anabólico

Já está bem claro que o estímulo do treinamento de força gera hipertrofia, mas será que nós estamos fornecendo os nutrientes necessários no momento certo?

É muito comum as pessoas se preocuparem com a suplementação logo após o treino, mas não sabem que na verdade o pico máximo de anabolismo ocorre 4 horas depois do estímulo no indivíduo treinado, então é importante pensar não só no pós treino imediato, mas no pós treino tardio, que na verdade é até mais importante. 

As proteínas devem ser usadas na dose correta, se der menos, a hipertrofia será prejudicada, se der demais, o excesso é oxidado gerando prejuízos como o excesso de amônia circulante.
Nós também precisamos de substrato energético para uma síntese proteica otimizada e isso quer dizer: Carboidratos! Então esse nutriente tem que entrar na quantidade correta da mesma forma, pois se for ofertado demais, é o que mais pode contribuir para o acúmulo de gordura. 

O mais esquecido são os cofatores do processo anabólico, o complexo B é um exemplo e suas fontes podem ser: banana, carnes, fígado, vegetais verdes folhosos como couve ou espinafre, cereais integrais e os ovos. Se sua dieta for rica em calorias vazias, você não vai ter as vitaminas do complexo B necessárias para esse processo.

O indivíduo jovem treinado tem um mecanismo de hipertrofia de uma certa forma, se for destreinado já muda, se for idoso muda também, a intensidade do exercício já muda também. Tudo isso tem que ser levado em consideração na estratégia nutricional para um resultado otimizado.

Tags: massa muscular, anabólico, timing, sincronia