Sono e Testosterona

Como o nutricionista não é responsável apenas pela alimentação e sim pelo estabelecimento de hábitos saudáveis no âmbito geral, decidi falar um pouco sobre um dos benefícios do sono:

É natural que os níveis de testosterona diminuam com a idade, muito disso se deve ao fato da saúde de uma maneira geral piorar. Níveis altos de glicose, triglicerídeos e ácido úrico estão relacionados com a baixa de testosterona. 

Homens saudáveis (sem câncer, hipertensão, disfunção da tireóide, diabetes, osteoporose e eventos cardiovasculares) tiveram sua testosterona analisada em relação as horas de sono por dia. 

O resultados mostraram que os homens que dormiam 4 horas ou menos que isso, tinham sua testosterona total 60% menor que homens que dormiam 8 ou mais horas por dia. Fazendo uma estimativa com esses dados, uma hora extra de sono aumenta o seu nível de testosterona em 12-15%.

Endocrinologistas afirmam que uma causa importante para a baixa produção de testosterona em homens é a falta de horas de sono por dia, portanto esse é um dado que com certeza deve ser avaliado para se obter a real compreensão do hipogonadismo.

Goh VH1, Tong TY. Sleep, sex steroid hormones, sexual activities, and aging in Asian men. J Androl. 2010 Mar-Apr.

Tags: sono, testosterona