Tomate e Emagrecimento

O tomate é um fruto de formato arredondado e cor vermelha, esse fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

Recentemente foi publicado na revista Nutrition um artigo relacionando o tomate e o emagrecimento, que consistiu em oferecer para mulheres de 20 a 30 anos, 280ml de suco de tomate (32,5 mg de licopeno) por dia durante 2 meses, sem modificar sua dieta ou exercício físico e observar o efeito que isso iria trazer em relação a sua composição corporal e dados bioquímicos através de exame de sangue.

Como resultado, o uso do suco de tomate elevou a concentração do carotenóide licopeno na corrente sanguínea, esse já era um resultado esperado. Na verdade o organismo não consegue absorver muito bem o licopeno do tomate fresco, mas absorve muito melhor se o tomate for "cozido", cerca 2 minutos na água fervendo já são suficientes. E então preparar sucos, purês, molhos e ketchup pode ser bem mais eficiente para você absorver o licopeno.

As mulheres perderam peso, diminuíram percentual de gordura e medida da cintura, com resultados estatisticamente significativos.
O uso da bebida reduziu a síntese da proteína inflamatória de MCP-1 e também ocasionou um aumento na secreção de adiponectina, um inibidor de inflamação. O mecanismo para diminuição de gordura é que o licopeno e seus metabólitos ativam a enzima SIRT1 nas células e essa enzima estimula a queima de gordura.

Então concluímos que o suco de tomate promove efeitos antiobesidade e anti-inflamatórios. As alterações de circunferência abdominal, colesterol e marcadores inflamatórios devem estar relacionados justamente com a diminuição de gordura corporal.

Tomato juice supplementation in young women reduces inflammatory adipokine levels independently of body fat reduction. Li, Yu-Fen et al. Nutrition, 2014

Tags: emagrecimento, tomate