Vitamina D e Massa Muscular

Vitamina D e Massa Muscular

A Vitamina D trata-se de uma vitamina lipossolúvel, ou seja, ela é transportada em meio gorduroso, para assim ser absorvida e entrar em nossa corrente sanguínea. Através do sol é possível converter a pró-vitamina D, que posteriormente se transformará em 25-hidroxivitamina D no fígado, que é sua forma mais importante. Entre seus benefícios, podemos citar fortalecimento dos ossos, proteção ao coração, ajuda na prevenção e controle do diabetes e hipertensão, participação na transmissão de impulsos nervosos, além de atuar no ganho e manutenção da massa muscular, que é o que falaremos hoje.

Nutricionistas da Universidade de Mahidol, na Tailândia fizeram um estudo com 163 pessoas medindo a concentração da 25-hidroxivitamina D no sangue e relacionaram com sua massa muscular através da bioimpedância.

Embora a Tailândia seja um país tropical, com muito sol, a maioria dos participantes tinham níveis relativamente baixos de vitamina D no sangue. Esse dado já era esperado visto que estudos anteriores já mostraram grande prevalência de deficiência dessa vitamina.

Nos resultados, tivemos que quanto mais altos os níveis de Vitamina D, menor era o percentual de gordura e maior era o nível de massa muscular.

Um dos possíveis mecanismos para que ocorra isso é a diminuição da produção de miostanina quando se tem vitamina D. A miostatina diminui o ganho de massa muscular. E o outro motivo é que quanto menos vitamina D, mais rápido as células musculares catabolizam (se quebram).

Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicado aumentar o consumo de suas fontes alimentares (peixes, ovos, leite) e aumentar a exposição ao sol, com o devido cuidado com os excessos. Se isso não for suficiente, pode-se pensar na suplementação da vitamina, que será prescrita por seu nutricionista ou médico.

Shantavasinkul P. C. et al., Vitamin D Status is a Determinant of Skeletal Muscle Mass in Obesity according to the Body Fat Percentages. Nutrition, December 18, 2014

Tags: vitamina D, massa muscular