Whey Protein e seus benefícios à saúde

"Whey Protein pode auxiliar no tratamento da hipertensão"

Recentemente foi publicado em vários sites importantes de notícias essa ótima informação a respeito da Whey Protein e seu efeito vasodilatador, que seria benéfico a pacientes hipertensos. De fato, fiquei muito feliz em ver que estão publicando matérias sérias, sem conteúdo sensacionalista e tendencioso.

Já está bem claro na literatura científica os efeitos positivos da Whey Protein, primeiramente o benefício mais conhecido é o auxiliar no ganho de massa magra, onde vários trabalhos mostram uma maior síntese proteica com o consumo dessa proteína. Os idosos são um grupo que podem se beneficiar bastante da whey protein, pois ela pode retardar a sarcopenia e até fazê-los ganharem massa muscular, apesar de serem mais "resistentes" ao anabolismo. Pacientes diabéticos tipo 2 também se beneficiam, o que ocorre é que a Whey Protein estimula a produção de insulina (efeito insulinotrópico) sem trazer grandes variações na glicemia. 

Um dos benefícios mais interessantes (e muitas vezes questionado) é o efeito positivo no fígado, um estudo interessante mostrou que pacientes diagnosticados com gordura no fígado receberam Whey Protein e tiveram diminuição nas enzimas hepáticas (que marcam lesão no fígado) e um aumento na Glutationa (o principal antioxidante do nosso organismo) (CHITAPANARUX et al., 2009). O que mais vemos por aí são alguns profissionais desatualizados, suspenderem o uso da whey protein, independente de dose, se o indivíduo mostra alguma lesão no fígado. 

Também há benefícios na obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, doença de Crohn, entre outros. Ainda há muito que precisa ser explorado a respeito da Whey Protein, a novidade agora é a pesquisa com peptídeos bioativos da Whey Protein, que quando isolados, podem fornecer benefícios ainda maiores para indivíduos com determinadas doenças.

Tags: whey protein, saúde