Carboidratos e Proteínas para Ciclistas

Hoje em dia se afirma que o desempenho do atleta está diretamente ligado à recuperação pós-corrida, portanto é de extrema importância saber como conduzir a alimentação do ciclista no evento do qual ele participou ou mesmo em sua rotina de treinamento.

Vitamina D e Massa Muscular

A Vitamina D trata-se de uma vitamina lipossolúvel, ou seja, ela é transportada em meio gorduroso, para assim ser absorvida e entrar em nossa corrente sanguínea. Através do sol é possível converter a pró-vitamina D, que posteriormente se transformará em 25-hidroxivitamina D no fígado, que é sua forma mais importante. Entre seus benefícios, podemos citar fortalecimento dos ossos, proteção ao coração, ajuda na prevenção e controle do diabetes e hipertensão, participação na transmissão de impulsos nervosos, além de atuar no ganho e manutenção da massa muscular, que é o que falaremos hoje.

Ômega 3 e Emagrecimento

Acredito que muitos já conhecem os benefícios do Ômega 3 para a saúde, pois trata-se de um ácido graxo essencial (nosso corpo não produz) e que é pobre em nossa dieta (brasileira), por isso a necessidade de suplementá-lo.

Entre os benefícios a saúde podemos citar: o efeito antiinflamatório, redução do risco cardiovascular, anticâncer (especialmente intestinal), controle do diabetes, melhora na depressão e estresse, melhora no estado pós-cirúrgico e retardo na evolução do Alzheimer.

Sono e Testosterona

Como o nutricionista não é responsável apenas pela alimentação e sim pelo estabelecimento de hábitos saudáveis no âmbito geral, decidi falar um pouco sobre um dos benefícios do sono:

É natural que os níveis de testosterona diminuam com a idade, muito disso se deve ao fato da saúde de uma maneira geral piorar. Níveis altos de glicose, triglicerídeos e ácido úrico estão relacionados com a baixa de testosterona.

Tomate e Emagrecimento

O tomate é um fruto de formato arredondado e cor vermelha, esse fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

Recentemente foi publicado na revista Nutrition um artigo relacionando o tomate e o emagrecimento, que consistiu em oferecer para mulheres de 20 a 30 anos, 280ml de suco de tomate (32,5 mg de licopeno) por dia durante 2 meses, sem modificar sua dieta ou exercício físico e observar o efeito que isso iria trazer em relação a sua composição corporal e dados bioquímicos através de exame de sangue.

Avaliação Metabólica

Conduzir uma boa avaliação metabólica no paciente é essencial para proceder com uma conduta adequada. Sinais clínicos e bioquímicos fornecem informações muito importantes para o profissional de saúde, que deve estar capacitado e atualizado para dar um suporte melhor para seus pacientes.

Os exames laboratoriais refletem as reações que estão acontecendo no nosso corpo, ter domínio sobre a bioquímica pode fazer a diferença na hora de interpretar um exame.